17/11/2008

Recrutamente merece atenção!

Hoje eu passei por mais uma bateria de seleção.

Estava pensando o quanto são desgastantes e cansativos esses processos. São feitas algumas perguntas, os candidatos dão respostas basicamente sobre as suas vidas pessoais. Alguns testes são dados, onde constam perguntas sobre pontos fortes e fracos, quantas maçãs o Joãozinho comeu... e assim por diante.
Quem em são consciência vai falar de seus pontos fracos? São seus defeitos e falar sobre eles é como admitir que se tem falhas. O que interessa saber quantas maçãs o Joãozinho comeu??? Deixa o guri, vai ver ele estava com fome...
Além desses questionamentos (que certamente irão mostrar quem está apto ou não para o cargo, pois saber contar frutas, realmente é um diferencial), ainda temos que escrever uma linda historinha que para variar começa com Era uma vez... essa é mais fácil, era uma vez um menino que comeu quantas maçãs ele quis e ninguém tem nada haver com isso. Ou será que foi você quem pagou? Bom aí até que fica pertinente saber quantas maçãs ele comeu... E depois da historinha é a vez de procurar uma gravura que te represente, isso lógico que em revistas onde quase não tem propagandas com imagem, o que torna o trabalho penoso e sem significado. Não seria mais fácil perguntar com que tipo de imagem nos identificamos????

Não estou querendo menosprezar o trabalho dos recrutadores, mas é amplamente demonstrado o despreparo que gera perda de tempo tanto para a empresa quanto para os candidatos.
Fala sério ter que acordar às 6h da manhã para fazer isso? O pior é a falta de objetividade, não traçam um perfil para o cargo, não se é visto as aptidões. Simplesmente as vagas estão lá, você coloca o seu nome e está concorrendo... Entrevista individual já está ficando ultrapassada, as empresas querem ganhar tempo então criam sem embasamento algum, um método de fazer uma seleção em grupo. Mas esse método está obtendo resultado? Os candidatos estão saindo satisfeitos? Quem participa acredita que vai ser selecionado o melhor??? Dessa forma que está sendo feito, é claro que não. Todos acabam frustrados e a empresa precisa fazer uma outra seleção futura...

Empresas, por favor priorizem o recrutamento, terão bem menos dor de cabeça futura, e nós do RH estamos aí para isso... Contratem gestores.
Tem uma frase que diz: “Administração é para administradores”. Então Recrutamento é para o pessoal de RH. E tenho dito!

Um comentário:

  1. Muito bom o texto, reflete o q realmente acontece hoje em dia!
    =D

    ResponderExcluir

Vou adorar ler o que você tem a dizer sobre a minha postagem! Obrigado pelo carinho!