14/11/2008

Intolerância ou necessidade????

Após o término das eleições, a notícia que vem sendo amplamente divulgada pelos meios de comunicação é que no Rio Grande do Sul, foi contabilizado o maior número de detenções por boca-de-urna. Não recordo o número exato, mas passou de duzentas pessoas. A pergunta que ficou no ar, foi: “Foram presas tantas pessoas porquê aqui respeita-se menos as leis eleitorais, ou porquê aqui a fiscalização é mais rígida?” Divulgar um número e fazer disso um alarde, dizer que é uma vergonha tantas pessoas terem sido presas por “bandeiraços” no nosso estado, é muito fácil, mas mostrar o que levou a essas prisões deixa a coisa menos interessante.
Quem já morou fora do estado sabe que vemos muita coisa contra a lei, e volta e meia dizemos: “Isso jamais passaria ileso no RS.” Em todo local existe boca-de-urna, mas acredito que aqui aja uma menor tolerância por parte das autoridades, não estou dizendo que é por competência... Pode ser apenas para mostrar serviço para os novos patrões que estão sendo eleitos, ou quem sabe o estado é muito seguro e sobra tempo para eles estarem preocupados com as pessoas dando apoiando aos candidatos... Quem sabe seja apenas sobra de tempo livre???
Quem mora aqui sabe que não é por tempo livre, a não ser que as autoridades achem mais seguro, para os policiais, ficarem atrás de pessoas que cometem delitos leves e com isso não sobre tempo ou viaturas para ir nos bairros mais perigosos, ou correr atrás de criminosos de verdade, afinal não é segredo para ninguém que nossos policiais estão despreparados, com falta de armamentos corretos e diria que até mesmo com uma falta clara de sutiliza ao lidar com pessoas...
Acredito que ficar preocupado com boca-de-urna é ser totalmente hipócrita. A liberdade de escolha é individual, e o fato de alguém estar com bandeiras na frente dos locais de votação não vai intimidar quem já decidiu em quem votar, e quem ainda não decidiu, vai acabar votando branco ou anulando o voto... é o mesmo que proibir bandeiras na frente dos estádios de futebol, quem sabe alguém irá mudar de time por ver a bandeira do time adversário????
Em pleno século XXI onde propagamos a modernidade de nossas eleições e citamos os nossos direitos nesta sociedade pseudo-democrática, nos obrigam a votar em pessoas previamente selecionadas pelos que já estão no poder. Os nomes mudam, mas as ideologias são sempre as mesmas, e tudo acaba em CPI, que por sua vez leva à pizza. E a nós resta a esperança de dias melhores, de leis que sirvam realmente para melhorar a nossa vida em sociedade e que nos façam sentirmo-nos seguros de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar ler o que você tem a dizer sobre a minha postagem! Obrigado pelo carinho!