31/10/2009

Mais um Halloween!


Nos posts de outubro de 2007 eu explico o que significa o Halloween e como começou essa lenda. Neste ano eu pensei em fazer algo diferente, eu passei o dia ontem observando as reações das pessoas a essa data, que agora começa a ser comemorada aqui no Brasil.

Ontem as escolas estavam comemorando essa data, as crianças estavam uma graça andando pela cidade como bruxinhas, magos, vampiros, fantasminhas entre outras...

Acho bem interessante essa iniciativa de introduzir em um país cristão valores pagãos, porém colocar para as crianças que é dia de Halloween, então elas devem ir para a escola com algum tipo de fantasia assustadora, mas não explicar o que significa essa data é totalmente contraditório. Esses pequenos "monstrinhos" que estão circulando pedindo "doces ou travessuras!" irão crescer e podem passar essa tradição adiante, mas nem ao menos saberão qual o motivo disso tudo.

Essa falha está presente nas escolas de idiomas, elas acham tão interessante realizar festas em alusão ao dias das bruxas, mas são incapazes de passarem aos seus alunos o que significa isso no hemisfério Norte e como é totalmente errado dizer que hoje é dia das Bruxas aqui no Brasil.

Mesmo eu tendo a consciência de que não é hoje o nosso dia das Bruxas essa data mexe comigo, instiga o meu imaginário, e até mesmo os meus sonhos são afetados. Na noite passada eu vive o mais lindo pôr do sol. Nunca havia visto uma cena tão clara, sentir o calor do sol indo embora e adentrando a noite foi algo incrível.

O mais incrível é que foi em um sonho que presenciei essa cena. Ao acordar a minha mente havia se desligado totalmente disso, mas por algum motivo quando alguém falou que hoje era o dia das bruxas, na hora a imagem tomou conta de minha mente e senti toda a emoção novamente, como se eu tivesse vivido aquilo...

Isso é Halloween... Isso é o dia das Bruxas... Esse é o poder desse dia... Hoje tudo pode acontecer, esteja preparado para a magia, ela está livre para fazer todo tipo de travessuras...

2 comentários:

  1. Falou... falou.... e não explicou o que significa o halloween. Afinal qual o propósito dessa comemoração?? ;-)

    ResponderExcluir
  2. "Hallowed" é uma palavra do Inglês antigo que significa "santo", e "e’en" também de origem inglesa significa "noite", então o significado é "Noite Santa" ou "All Hallows Eve", "Noite de Todos os Santos".

    Era só olhas os posts antigos!

    ResponderExcluir

Vou adorar ler o que você tem a dizer sobre a minha postagem! Obrigado pelo carinho!