11/04/2012

Seguir em frente!


Tantas pessoas que conheço se separam no mesmo período. “Era de aquários, momento de mudanças...”, me disse um amigo. Ainda assim, Fiquei impressionada. É incrível o quanto as pessoas tem se entregue a paixões que julgam ser amor e tem se ferrado. Mas ainda bem que tudo na vida é um aprendizado. Eu tive o meu.
Eu cheguei a pensar que a vida era sacana comigo, mas ganhei tanta ferramenta emocional e intelectual, que já me desfiz desta ideia. Penso em coisas que eu não pensava antes e me obriguei a fazer uma pausa para reflexão de atitudes minhas perante a vida. Precisei dessa pausa para perceber o quanto absurdas estavam as minhas atitudes e pensamentos perante um término. Somente eu não havia notado que o ciclo havia se encerrando há muito tempo, essa falta de percepção causou-me dor e sofrimentos desnecessários. 
Ninguém gosta de pessoas tristes, que se causem dor e sofrimento. Se somos capazes de fazer conosco, imagine o que não seremos capazes de fazer com outras pessoas?
Se a decisão do término tivesse partido de mim, eu gostaria de ter a minha volta uma pessoa dizendo que me ama e que ainda acreditava que valia a pena? Ou simplesmente iria querer que a pessoa entendesse e respeitasse o meu espaço e a minha decisão? Não tenho dúvidas em marcar a segunda opção. E aí me vejo em conversas onde todos os que estão sofrendo com os términos relatam suas lutas e batalhas intermináveis para fazer dar certo, para tentar um pouco mais...  e principalmente sobre suas tristezas em terem rapidamente sido trocados por outras pessoas.
E lá estava eu, extremamente encaixada nessa mesmice de pensamento. Mas aí parei para pensar:  ele nunca me iludiu, nunca me deu esperanças de volta... então por qual motivo eu pensaria que a pessoa iria ficar curtindo uma fossa por alguém que não queria mais compartilhar a sua vida? Assim como meus amigos (as), me sentia descartada, rejeitada.  Mas percebi que a culpa era única e exclusivamente minha por me sentir assim. Não fui descartada e nem trocada. Um ciclo havia se encerrado para ele há meses e eu não respeitei isso. Já estávamos separados então qual o problema de ele estar aberto para a vida? Com isso caiu a ficha de que não tenho o direito de me sentir assim e que não faz o menor sentido. A pessoa não pode ser julgada como mau caráter ou canalha por ter seguido com a vida. Simplesmente olhar a coisa toda de fora, mudou o meu ponto de vista, mudou totalmente a forma como me sinto em relação a ele. A mágoa passou.
Passei por uma relação avassaladora que começou e terminou com a mesma intensidade. Apesar do pouco tempo de convivência foi a relação mais favorável a mim e com a qual eu mais aprendi. Parei de pensar que as pessoas podem estar relacionadas ou direcionadas a algo. E ouvi uma voz dizendo: “Tu sempre acha que tudo tem haver contigo”.
Pensar que as pessoas não me devem satisfação, assim como eu não devo a elas, mudou tudo. Revendo mentalmente minhas relações, percebi do meu problema com perdas. Não gosto que as pessoas saiam da minha vida, mas às vezes é a coisa mais necessária e certa naquele momento. Não tive no passado e não terei no futuro, domínio sobre a pessoa que decidiu estar ao meu lado. Então eu penso: Se sei disso, por qual motivo tentei controlar tudo? E obviamente por não ter essa capacidade, acabei ferida e descontrolada.
E a pergunta da vez que cabe para mim e para todos que insistem em procurar motivos para o término de um ciclo é: Quem disse que era com essa pessoa que passarias a tua vida? Ninguém nos diz isso, nós é que estamos nos jogando rapidamente de mais para as paixões. O que só pode dar em arranhões e machucados.
Já escrevi antes sobre ciclos e sobre carência afetiva. Me percebi extremamente carente em diferentes situações. Já fui carente durante algumas relações e tive todas as minhas carências supridas em períodos que julgava estar sozinha. Acho que este é o meu melhor momento. Chegar a essa linha de pensamento me liberta para a vida e para as novas experiências que a vida vai me proporcionar. Faz parte da vida essas cicatrizes que nosso coração vai ganhando. Com elas vem a maturidade e maior responsabilidade pelas atitudes futuras. Posso agora agradecer por tudo o que aconteceu e por tudo de bom que estes acontecimentos me trouxeram. Mesmo a parte que julgava negativa, agora vejo como algo positivo. Então só resta agora erguer a cabeça e dar o próximo passo em direção a vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou adorar ler o que você tem a dizer sobre a minha postagem! Obrigado pelo carinho!