19/12/2012

Fórum Independete cultural da cidade do Rio Grande

Passados alguns dias do acontecimento, resolvi escrever sobre as minhas percepções em relação ao 1º Fórum Independente Cultural que foi realizado no dia 17 de dezembro de 2012 no Plenário da Câmara de Vereadores do Rio Grande. Uma inciativa dos grupos: Somos, Coletivo Morphocoda, Coletivo Fita Amarela e dos delegados dos Pactos Culturais com o apoio do Bergamota Cultural (grupo o qual sou Coordenadora juntamente com o meu querido amigo Wagner Passos). Então eis que meu ponto de vista segue:

Riograndino é controverso. Ao mesmo tempo que enxotam e repudiam publicamente os vindo de fora, em busca de oportunidades no Pólo Naval, estando na  mente dos que aqui nasceram que os entrantes tiram seus espaços... estes mesmos defensores da bandeira "Nossa terra, nossa gente", são os mesmos que desvalorizam a Cultura Local e os artistas nascidos das entranhas da "Noiva do Mar". Não se fazem presentes em eventos, não prestigiam feiras, fóruns, peças teatrais locais, shows de bandas daqui e etc...
Semelhante ao analfabeto político de Bertold Brecht, estufam o peito dizendo que odeiam política, mal sabem eles que se não temos mais espaçoes e maior conhecimento do cenário Cultural de nossa cidade, é por culpa da omissão dos administradores, falta de políticas públicas de formação de público.

Se o "daqui" é sempre maior, melhor e mais antigo, por qual motivo não é levado para o cenário artístico cultural a mesma convicção? Mas quando os filhos deixam esta terra, os papareias enchem-se de orgulho ao dizer: "Estás vendo este ator/músico/artista plástico? Pois é, nasceu aqui, virou estrela e foi embora." E enquanto o "estrela" estava batalhando pelas ruas riograndinas, quantas vezes deu-se o trabalho da presença para o aplauso?


07/12/2012

Vara de pescar

Uma vara de pescar...
Alguns irão utilizá-la como Hobby;
Alguns ficarão olhando pensando: "Eu sempre quis pescar";
Alguns dirão que não pescam, citando os altos custos dos anzóis;
Alguns comem o peixe que pescaram...
Alguns passam o dia com ela na água, voltam exaustos para casa, com seus peixes, deixam alguns em suas geladeiras e no dia seguinte acordam cedo para abrirem a peixaria e venderem os peixes!
Assim é a vida... assim é o mercado de trabalho!
Alguns correm atrás outros sentam e reclam para o universo!
O que você está fazendo com sua vara de pescar?